segunda-feira, 9 de julho de 2012

Passeia com o papai... [Ou da responsabilidade que é colocar um ser no mundo]




"Passeia, passeia com o papai
Passeia, passeia com o papai
Põe o pé na grama e vai
Põe o pé na areia e vai...

Vamos passear pois lá fora tudo está esperando  por você
Vamos aproveitar que o sol já vai brilhar pra poder te aquecer
O papai te leva pra dar um alô pro dia
E o bebê começa a cantar a melodia...
Vamos ao parque, vamos à praia, ou a qualquer lugar?
Ver a natureza é uma beleza
E o papai vai te levar pra passear..."





Esta música é parte de “Grandes Pequeninos”, projeto do cantor e compositor Jair Oliveira em parceria com sua esposa a atriz Tânia Khalill.

Trata-se de um cd+livro que virou um espetáculo lindo de ver. Assista. Tudo é de uma sensibilidade e bom gosto indescritíveis. Tem que ver.   

Lá está retratada, dentre outras coisas, algo sublime: o pai levando a filhinha bebê pra passear e desvendar o mundo. As pequenas coisas. "Olha, uma borboleta! O sol! Uma pessoa!" Tudo é descoberta. 

Um bebê esperado é uma benção. Sabe quando o pai fica bobo? 

Um dia acreditei que este herói poderia  voar. Que ele era alto, grande e forte. Que poderia secar meu choro só com um sopro.  Acreditei que tinha poderes mágicos, sobrenaturais.  Cheguei a ameaçar meus opressores: você vai ver quando ele chegar! 

Mas ele nunca chegou. Ele não era um herói. Ele nem ao menos queria ser pai. Foi uma imposição. Algo imperativo, como conta de telefone. Conectou a internet? Tem que pagar darling. Não há opção. 

Isa. filhinha de Jair e Tânia. Abençoada seja você, fruto de uma união feliz e não semente do acaso inesperado e indesejado. 

A prece do dia é: que nenhum filho seja acidente. Nunca. 

Que todos aprendam a andar de bicicleta, que nunca chorem por ter recebido desdém em troca da gravata de papel que levou horas colorindo(e que estava torta e mal pintada), que possam ter com quem aprender a gostar de futebol.  

O superpoder de um pai não é voar, cuspir fogo ou raios congelante. É estar presente. É dar segurança. É o superpoder do "pode contar comigo".


Que todas as filhas(e filhos) possam  sair por aí pondo o pé na grama e ouvindo um "vai!" do seu pai.

Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?